sábado, 6 de outubro de 2007

A agroindústria do etanol

Helena Borges, Juliana Chang e Nathalia Kraus fizeram um projeto com o objetivo de desenvolver métodos de produção de etanol a partir de celulose, visando ao reaproveitamento do bagaço da cana de açúcar. “Esse método não é tão prejudicial ao meio ambiente quanto a ampliação da área de cultivo, pois esta agride muito mais o meio em que vivemos”, comenta Juliana. As garotas começaram seu trabalho em março. Primeiro, pesquisaram em várias fontes para aprender mais sobre o tema. Logo depois, formularam hipóteses para obter maior produtividade para a produção do combustível. Para isso, consultaram especialistas do assunto. Em seguida, tentaram visitar uma usina de produção de álcool, mas não conseguiram. Então, partiram para os experimentos para concluir seu trabalho. No final, desenvolveram um excelente projeto, que visa um futuro melhor para a humanidade, utilizando combustíveis renováveis e tentando poluir menos o meio ambiente.
Por Caio Dib

Energia?!

A Biomassa
O termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a produção dos mesmos. Do ponto de vista ecológico, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes A biomassa é utilizada na produção de energia a partir da combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema. Cerca de 10% da energia produzida hoje no Brasil é proveniente da biomassa, gerada pela queima de produtos orgânicos. Ela já é a terceira principal fonte de energia no país, ficando atrás apenas do petróleo e da energia hidrelétrica. Como todo e qualquer processo, a biomassa também apresenta prós e contras. Suas vantagens são: o baixo custo, o fato de ser uma fonte de energia renovável, de permitir o reaproveitamento de resíduos dos materias utilizados e de ser menos poluente que outras formas de energias, como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis - como o carvao e o petroléo. Entretanto, a queima da biomassa provoca a liberação de dioxido de carbono (CO²) na atmosfera, o que pode agravar problemas ambientais como o efeito estufa e a destruição da camada de ozônio.
Por Pedro Ramunno
Edição de Caio Dib

Vamos deixar isso assim?!

Aprenda a contribuir para melhorar nosso planeta.
Por Caio Dib

Os trabalhos do 1º Ano

A primeira Feira de Ciências e Tecnologia do Colégio Bandeirantes abriu espaço para alunos do segundo ano do Ensino Médio, como também para os iniciantes do primeiro ano, à desenvolverem o aprendizado sobre diferentes temas de invenções que revolucionaram e marcaram a história da humanidade em aspectos determinantes. Assim, foram criados trabalhos relatando, por exemplo, a invenção do relógio (Nuremberg), a criação do telescópio (Galileu), a pilha (Volta), o surgimento da locomotiva a vapor (Stephenson), entre outros. Os grupos envolvidos acharam interessante desenvolver idéias para a criação de imagens ou objetos que representassem as invenções reais, imperando a criatividade e capricho de cada um. Basta aguardar e visitar as exposições que decorrerão ao longo deste sábado, dia seis.
Por Letícia Gimenez
Edição de Caio Dib